quinta-feira, 12 de junho de 2014

Pensamento: Homúnculo

A você, que gosta de rotular e classificar pessoas por gênero, sexualidade e cor: o meu desprezo e meu nojo.
Como alguém consegue ignorar as singularidades, paranoias e a beleza que cada um de nós temos?
Acusam-me de ser incapaz e até de não ser, de que não sei de quem sou e que me encontro indeciso. A real indecisão da vida é quando passamos a olhar mais para o viver alheio do que para a própria alma, é quando focamos nossa atenção nas pessoas em vez de em nossos problemas. Me diga qual é o teu verdadeiro problema: o teu próximo ou você?
O teu preconceito mata não só o que há de bom em sua alma, mas tudo que tem cor e vida em seu âmago. Ora, as pessoas são como espelhos: os defeitos que vemos nelas, na verdade, são os nossos refletindo nelas. Quando enviamos ódio a esses espelhos, ele acaba voltando, como se o receptor o enviasse de volta para o remetente. Como esse ódio era seu filho e sua criação, ele volta crescido e multiplicado, envenenando sua vida e amargurando sua alma.
Sabe aquelas pedras que você atira nas pessoas? Pode não parecer, mas elas machucam, não só o físico, mas o emocional, já que você não está atacando só o físico delas, mas sim o que aquelas pessoas são, querendo ou não.
Tudo é relativo e tudo é subjetivo. Vivemos em um mundo feito por explosões, estrelas e humanos. Bom, as explosões (ou explosão) deu origem ao universo, a respeito disso não podemos fazer nada, a não ser estudar. As estrelas, bem, dizem que somos feitos de poeira estelar, não é? A respeito disso também não podemos fazer muita coisa, a não ser culpar aquelas que nos formaram. Enfim, o mundo também foi criado pelos humanos, e sobre isso podemos mudar alguma coisa. Observamos humanos, convivemos com humanos e somos humanos — então, o que te faria melhor que os outros? Um pouco mais de celulose guardada no bolso, talvez? Ou uma ideologia diferente?
Se você odeia as pessoas pelo que elas são, então você odeia a si mesmo pelo que é, pois, por mais que tente justificar seu preconceito, você não deixará de ser alguém que odeia os seres humanos por serem humanos — até mesmo você — já que os preconceituosos costumam julgar pelo que as outras pessoas são sem pensar nelas como pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário