quinta-feira, 21 de agosto de 2014

O tolo e as trevas

Busquei conhecimento
corri atrás
e questionei
aquelas trevas que
me
circundavam

"Por que tão grandes?"
então, do abismo
aquelas sombras me
responderam
"Porque grandes coisas
estão ocultas"
respondeu de volta
sem, ao mesmo
esperar eu falar

"Quero saber
quero conhecer
o que está oculto
nessas trevas;
quero estudar
quero explorar!"

Então o abismo
me pareceu vazio
me pareceu abismo;
buscando a luz do conhecimento
me concentrei naquele momento
aprendi a aproveitar
aquele momento de trevas
estava no profundo
estava no escuro;
então, enfim,
encontrei a tão
desejada
e
querida
luz

Antes, o círculo pequeno
iluminado
onde eu vivia
foi extirpado
excluído
banido;
aquilo era passado
agora, a área
iluminada
era maior;
nada era como antes
via mais coisas
observava mais detalhes
daquela parte escura
em que, outrora,
me aventurara
estava iluminada

"Como pude ser tolo!"
disse comigo
"Você sempre será
tolo!
Só evite ser
um tolo ignorante"
me respondeu o abismo,
que parecia ter crescido mais

Ó, tão imensas
e densas
trevas
que me circundam!
Antes pareciam poucas
agora que sei
de mais coisas
elas aumentaram!

"Você não pode ter trevas"
me disse o
fanático religioso
que, olhando para mim
clamou que sabia
de meu fim;
estava espantado
pois, para ele
eu havia me perdido
em trevas;
ora, perdido estava ele
por ter medo do desconhecido
por temer explorar
estudar
e entender
a própria consciência,
em tentar
transmutar
suas trevas em luz
continuou naquele pequeno círculo
de luz,
confiante de seu conhecimento,
seguro em sua consciência;
ele é um tolo,
pois, daquilo que o circunda,
não busca uma maior ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário