quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Luz cultural

Cada vez que busco
saber mais das coisas
mais percebo
como não sabia
e como ainda não sei
e como ainda não saberei

Se eu não estudasse
não saberia o quão aluno
eu sou
nós somos;
se não pesquisasse
ainda pensaria que
esta maravilhosa e
linda Terra
seria o centro do Universo
sendo que
tudo
e
nada
é o centro de nossa dimensão

Como alguns sábios
disseram
"só sei que nada sei"
pois o pouco conhecer
nos dá uma relativa
arrogância
arrogância de nossa
ignorância
cômico, não?

Pois prefiro ser
modesto e assumir
que sou fraco e
não sei de nada
do que mentir
e me exibir,
falando "contemplem-me!
Contemple-me pela minha
graciosa inteligência!
Sou melhor que vocês
pela minha ciência!"

Ora, o verdadeiro
inteligente sabe
o quão burro
e
limitado
ele é,
percebe que
o que merece ser
contemplado
é a imensidão
de nosso Universo;
da imensa e grande
variedade de espécies
de seres vivos em nosso
planeta (e no Universo?);
sem contar
a riqueza e imensidão
histórica e cultural
de nossa vida
ou de algum nosso ancestral!

Enfim, vamos contemplar
explorar
estudar
e amar
toda a criação
sendo você criacionista
ou não
agnóstico
ateu
ou ateu parcial
(que é o religioso
seja ele monoteísta
ou politeísta
o ateísmo é relativo)
já que tudo foi criado
para alguns, por um
ou mais seres espirituais
sobrenaturais;
já para outros
criado pela causa
de algum evento físico,
químico,
ou físico químico;
respeito a verdade
alheia
mesmo sendo diferente
da minha,
que acredito
que tudo foi criado
pelo Eterno;
considerar tais
e
outras
ideias
também é contemplar
o nosso maior
e melhor
patrimônio humano:
a cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário